quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quem vai ao vento...

Quem vai ao mar, perde o lugar, quem vai ao vento, perde o assento ou quem vai, vai; quem fica, fica! Ou quem vem de longe, vende como quer.
Após algumas indagações  e explosões de idéias, resolvemos começar a contar histórias-, algumas verdadeiras e outras ficção/fruição dos brasileiros fora do Brasil.
Estamos na Holanda, no ano de 2011.
Os japoneses lutam para sobreviver à invasão do mar. Um cenário desolador  que nos deixa estarrecidos com a violência das imagens vindas daquele país-, e a realidade é bem pior pois os níveis de radiação da usina nuclear de Fukushima além de estarem altíssimos, estão perigosíssimos.
Obama, presidente dos Estados está no Brasil acompanhado de duzentas pessoas. Novidade: no menu do presidente americano, nada de hamburgues, churrascos ou feijoadas, mas sim comida "vegan". Ele quer uma dieta mais radical do que a vegetariana. O "veganismo" exclui todas as formas de exploração contra o reino animal e respeita todas as formas de vida-, ou seja, ele só irá se alimentar de produtos derivados do mundo vegetal.
Enquanto isso na Líbia, o ditador Muammar Kadhafi proclama ao mundo que está determinado a "esmagar os inimigos". Diz que o que está acontecendo na Líbia, nada mais é do que um "complô estrangeiro", de alguns países colonizadores como a França, Estados Unidos e Grã-Betanha...
E aqui nos Países Baixos, pessoas chegam, se encontram, apostam no amor, em uma vida nova e em um novo continente como o Paulinho de Formiga/MG que atravessou o Atlântico para vir para a Europa por três vezes e foi deportado duas antes de chegar pela terceira vez em Bruxelas. De família muito humilde, trabalhou incessantemente para reunir o dinheiro para o grande sonho; ou a história de Lourdes, que de Natal/RN, empregada doméstica com  quatro filhos conheceu um rapaz de família nobre na Holanda e todos vieram parar aqui, ou a Sandra, paulistana descolada, fotógrafa, que escolheu Amsterdã para morar e se tornou a queridinha dos fashionistas, e o carioca Norberto, cantor de ópera que é ovacionado a cada temporada no Concertgebouw. E chegaram também, um jovem casal que está na prisão por porte de drogas, e uma moça triste que vive calada.
Então, blogueiros, blogueiras, escritores, escrivães, escriturários e  escrevinhadores!!! Escrevam, produzam, relatem, fantasiem, contem histórias-, suas e as alheias, e assim, com o olhar e o jeito estrangeiro , de ver e de estar no mundo, vamos criando mais um espaço. Para nós, que viemos ao vento. E para quem interessar possa!!!
Voilà!!!
Júlia Abreu de Souza e Margô Dalla-Schutte

23 comentários:

  1. Genial!!
    Li numa tacada só!
    Vou espalhar por ai!
    Obrigada e muito sucesso!
    Até a próxima

    ResponderExcluir
  2. Parabens Júlia e Margô por mais uma iniciativa bacana!

    Boa sorte e saúde,

    Clivia

    ResponderExcluir
  3. Dear Julia&Margô,
    Congratulations for your very interesting project, it is important to read about Brazilians in other countries.
    Very good initiative, parabens, Good luck!
    Henk Schutte

    ResponderExcluir
  4. O blog é ou pode vir a ser um colo, uma pessoa conhecida, um brasileiro a apontar caminho aos globetrotters brazucas que, de alguma forma ou por alguma razão gostam de zanzar pelo mundo.
    Capturar essas rotas, as pessoas que a fazem e registar isso, achei uma idéia genial, desde que Margô Dalla conversou comigo sobre o projeto.
    Certamente é um cantinho para brasileiros encontrarem brasileiros fora do Brasil, mais especificamente na lindíssima Amsterdam, um dos cartões postais da Europa.
    E assim, La Nave Vá, com nossas heróicas Júlia Abreu e Magô Dalla, registrando esse diário de anônimos e muitos, nem tão anônimos assim.
    Estimo sucesso para a dupla nesse titânico desafio.
    Talento não lhes falta.
    Um beijão daqui de Brasília (DF) - Brazil.

    ResponderExcluir
  5. Que legal Margô e Júlia!

    Vou acompanhar, com certeza!


    Mariângela Guimarães (Holanda)

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!! Ótima ideia, garotas!

    Vcs duas juntas vão dar o que falar...

    Bjs e sucesso!

    Neyde Lantyer - Holanda

    ResponderExcluir
  7. Margô! Adorei o projeto!

    Kelly C. da Silva - (Vitória/Brasil)

    ResponderExcluir
  8. Interessante projeto.

    Beatriz Lima - (Vitória/Brasil)

    ResponderExcluir
  9. Brilhante idéia.

    Histórias interessantes e emocionantes não faltarão. Mãos à obra .

    Parabéns pela iniciativa.

    Milena Moretta Monteiro

    ResponderExcluir
  10. Importante fazer essa seleção.

    Ricardo Dalla - (Vitória/Brasil)

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia de contar histórias. Teve um ano que, religiosamente todo dia 29 eu fazia nhoque da sorte. Sabe que, inspirada em vocês, vou voltar a fazer o nhoque junto com a contação de histórias. Depois conto como foi. Sempre quis fazer um grupo para contar histórias.

    Maria Angela Araújo (Vitória/Brasil)

    ResponderExcluir
  12. Vocês são demais, amei a idéia!

    Francis Vieira - (Áustria)

    ResponderExcluir
  13. Ótima idéia e introdução fluída!!

    Márcia Conte Davies

    ResponderExcluir
  14. Muito legal a iniciativa! São experiências super interessantes que as pessoas contam...

    Bacana demais!

    ResponderExcluir
  15. Julia,

    Realmente, que blog maravilhoso!!! Parabéns! Já o indiquei para uma amiga que se mudou para Londres, acompanhando o marido italiano.
    Muito obrigada por compartilhar algo tão particular, que, de repente, aliviará os momentos passantes de tantos migrantes.

    Zoraya Rio (Estação das letras)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jú

    Vou navegar no teu blog sempre que for possível. Muito interessante a visão dos que estão por aí. Uma pergunta: só imigrante é quem pode falar sobre imigração?

    Abraço,

    Sérgio ( Rio/Campos)

    ResponderExcluir
  17. Ficou bonito o site, sim.

    Leonor(Lisboa/ A'dam)

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pelo link. Interessante seu blog.

    Sucesso.

    Jussara Pereira de Souza

    ResponderExcluir
  19. Fui ao Museu da Lingua Portuguesa e ao ouvir a Canção do Exilio de Gonçalves Dias lida pela voz do Chico Buarque , fiquei emocionada, como se fosse a primeira vez, me lembrei de todos os brasileiros que moram fora da terrinha e da minha amiga Julia e do blog http://quemvaiaovento.blogspot.com/ e resolvi contribuir.

    Perla Beatriz da Silveira

    ResponderExcluir
  20. Blog super diferente, textos interessantes, inclusive este
    sobre a emigração holandesa.
    Milena Moretta (Itália- Brasil)
    (Via email)

    ResponderExcluir
  21. Vocês estão fazendo um trabalho muito importante ao divulgarem histórias de emigrantes.
    Ricardo Corrêa
    (Via email)

    ResponderExcluir
  22. Adorei a matéria sobre os holandese e adorei seu blog. Mas não sei participar de nada disso, o que não tem a menor importância. parabéns, prossiga. bjs, Ligia
    (Via email)

    ResponderExcluir

Comentem aqui!